terça-feira, 27 de abril de 2010

PAUTA DA REUNIÃO - 28/04/2010

1. Palestra: “Distúrbios de Aprendizagem – Um olhar além”.

08h00 às 11h30

Profª Elaine Castello

Professora da rede privada e municipal (Magistério), Pedagoga habilitada para as séries iniciais e Administração Escolar, Especialista em Distúrbios de Aprendizagem; assessora pedagógica da editora FTD, assessoria para profissionais e pais na área de distúrbios de aprendizagem da rede privada.

Objetivos

Levar os distúrbios de aprendizagem ao conhecimento do professor, coordenador, gestor e pais; desenvolvendo um olhar observador criterioso que favorece a viabilização de relatórios, encaminhamentos, prevenção e intervenção.

Síntese

O ecossistema da criança; distinção entre dificuldades de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem, o olhar do professor de educação infantil para os distúrbios do desenvolvimento e o olhar do professor para os distúrbios de aprendizagem; critérios para hipótese de distúrbios, comportamentos e sintomas; o que observar para levantar hipótese de: disgrafia, disortografia, discalculia, dislexia, TDAH e TDA. Relatório de encaminhamento e possíveis intervenções em sala de aula.

2. Divulgação de informações importantes e necessárias:

11h30 às 12h00

Provinha Brasil – 11 de maio

3. Estudo de obras relacionadas à função do Coordenador Pedagógico:

14h00 às 15h30

Apresentação dos grupos e discussão dos capítulos do livro “O Coordenador Pedagógico e a formação docente“ - Editora Loyola

Obs.: Cada grupo terá 15 minutos para apresentação. Se algum grupo for distribuir material deverá providenciar 40 cópias.

4. Orientações para coordenadores das escolas de Período Integral

15h30 às 17h00

Nenhum comentário: